Cabana CL02 / Vinklu

Cabana CL02 / Vinklu - Imagem 2 de 27Cabana CL02 / Vinklu - Fotografia de ExteriorCabana CL02 / Vinklu - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraCabana CL02 / Vinklu - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Iluminação, Vidro, CadeiraCabana CL02 / Vinklu - Mais Imagens+ 22

Valea lui Enache, Romênia
  • Arquitetos: Vinklu
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  55
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2025
  • Fotógrafo
    Fotografias:Razvan Drinceanu
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DÉCOR SEBMOB, ENIPAU, MIRADEX, MM THERM, PRO METAL CONT 2004, Topciment
  • Categoria: Cabanas E Pousadas
  • Arquiteto Responsável: Stefan Pavaluta
  • Empreiteiro Geral: ACTIVITY BMS
  • Cidade: Valea lui Enache
  • País: Romênia
Mais informaçõesMenos informações
Cabana CL02 / Vinklu - Imagem 2 de 27
© Razvan Drinceanu

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um cenário rural ideal, bem orientado e conectado, tenta delinear as premissas de uma residência sazonal. Tive o primeiro contato com a O&A on-line, tendo sido recomendado por um bom conhecido de Londres, sendo que os clientes estavam na área central da Europa, eu em Bucareste e o local de construção em Arges. O tipo de equação que sempre me atrai, se as intenções estiverem alinhadas. Naquela época, a situação apresentava os destroços de uma primeira tentativa fracassada, já erguida no terreno, e um pequeno anexo no fundo do lote, no ponto mais alto da área. A decisão foi por um projeto completo, mas com uma implementação em fases. Assim, começamos com o pequeno edifício, a fim de ter um melhor controle e uma avaliação final da nossa colaboração, mas também dos executores. Por ser uma área mais rural, as expectativas com relação à qualidade do resultado tinham que ser proporcionais desde o início. O anexo era uma construção com uma área pequena, de no máximo 25 m², construída no passado pela família, com paredes abobadadas delimitadas por uma estrutura de madeira no topo que servia como lanterna. Durante a fase de desmontagem, descobrimos que ela não tinha pilares nos cantos (ou em geral) e a laje de concreto com uma grande barriga no meio. No final, restaram apenas as paredes, que foram reforçadas com malha interna e externa.

Cabana CL02 / Vinklu - Fotografia de Exterior
© Razvan Drinceanu
Cabana CL02 / Vinklu - Imagem 23 de 27
Planta Baixa
Cabana CL02 / Vinklu - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Razvan Drinceanu
Cabana CL02 / Vinklu - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Razvan Drinceanu

Deixando de lado as condições da construção e os materiais precários, a posição e a proporção do anexo eram harmoniosas, e a intenção era preservar esses aspectos desde o início. A solução propôs uma ampliação com uma área de escada interna e uma reconfiguração dos vãos/orientações de dentro para fora. Estruturalmente, a base permanece intacta, reforçada, e a superestrutura é feita em madeira. Por fim, o acabamento externo em madeira autoclavada preta completa e revela o cenário proposto. A altura e as dimensões excedem ligeiramente a imagem inicial. A escolha da cor externa é uma resposta direta ao contexto, oferecendo diferentes imagens e relações visuais dependendo da estação. A varanda de entrada intermedia a relação entre o módulo e o exterior por meio de uma estrutura metálica fina, proporcional à vegetação alta ao redor. As ripas e as áreas semicirculares definem espacialmente os momentos de aproximação da casa. No mesmo tom, o restante das áreas funcionais internas é sustentado por suas próprias conexões com o exterior. A pérgola da varanda se transforma em uma varanda profunda para a área de estar, e a fundação da casa se articula em um pequeno terraço para a área noturna.

Cabana CL02 / Vinklu - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Iluminação, Vidro, Cadeira
© Razvan Drinceanu

Funcionalmente, no andar de baixo fica a entrada com a área noturna, e no andar de cima toda a área de estar com cozinha, sala de jantar, sala de estar e um pequeno banheiro. Na mesma linha, no andar de baixo temos vãos menores, e há uma orientação panorâmica de algumas janelas de tamanho considerável, o que oferece uma sensação cinematográfica em relação direta ao exterior. Como a casa está bem posicionada entre as árvores, qualquer movimento e mudança da natureza pode ser observado, estudado e ouvido. Continuando a relação espaço-função, o andar térreo oferece espaços regulares e íntimos, enquanto a escada abre a área de estar com um espaço generoso e um teto de duas águas. Como o contexto é o principal “motivo”, os acabamentos são limpos e neutros, para fortalecer ainda mais essa relação. Na área de estar, as peças de mobiliário definem as microfunções necessárias para viver e são combinadas de forma equilibrada por meio de proporção, cor e materialidade.

Cabana CL02 / Vinklu - Imagem 14 de 27
© Razvan Drinceanu
Cabana CL02 / Vinklu - Imagem 25 de 27
Corte
Cabana CL02 / Vinklu - Fotografia de Exterior
© Razvan Drinceanu

Ao reconverter o anexo e usar materiais naturais, equipes locais e métodos de construção off-site, tentamos, no sentido verdadeiro e local da expressão - impacto mínimo no meio ambiente e arquitetura sustentável. O “design” em si é um resultado direto do processo arquitetônico e do contexto, uma estratificação de soluções funcionais e arquitetônicas permanentemente correlacionadas com proporções e materialidade.

Cabana CL02 / Vinklu - Imagem 20 de 27
© Razvan Drinceanu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Cabana CL02 / Vinklu" [CL02 Cabin / Vinklu] 02 Jun 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1030471/cabana-cl02-vinklu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.